Cientistas da NASA acreditam que a vida no planeta pode ter origem numa pequena vila de Portugal


Pode ter sido algures no Alentejo que começou a vida na Terra. Embora possa parecer insólita, esta é uma suspeita da NASA, agência espacial norte-americana, que trouxe a Cabeço de Vide uma equipa especial para analisar as águas termais onde, em 2008, foi detetada uma bactéria que, até hoje, foi apenas descoberta nos EUA e em Marte, onde foram encontrados vestígios fossilizados deste elemento.

Steve Vance, um astrofísico que participa desta missão em Portugal explicou ao canal português. "Antes de mais, estamos a verificar se há metano e etano na água das nascentes [em Cabeço de Vide] mas o que realmente queremos saber é se podemos fazer o mesmo tipo de experiência em Marte", já que a geologia é semelhante.

As águas termais de Cabeço de Vide distinguem-se pela sua composição particular e o seu cheiro característico. Por terem um pH de 11.5, são consideradas únicas a nível Europeu e somente comparáveis às que correm numa montanha norte-americana e em Marte.

Os astrofísicos da NASA utilizam um espectómetro de isótopos de carbono, um instrumento desenvolvido especificamente para ser usado em futuras missões, permitindo verificar a existência dos dois gases.

Apesar do trabalho ainda estar no começo, os investigadores da NASA acreditam que "este tipo de geologia é perfeito para a criação das condições necessárias ao desenvolvimento de vida na Terra e em Marte e também na lua de Júpiter, Europa", podendo ter levado ao aparecimento dos microorganismos que depois se transformaram em formas de vida mais complexas, concluiu o cientista.