Andar de bike em SP é difícil, mas não impossível!!
Há muitos anos que o paulistano se refere ao trânsito da cidade como tendo atingido o
fundo do poço, mas continuamente, aprende a lição de que o Estado sempre pode piorar os congestionamentos. Por isso, a figura do ciclista andando pela cidade, por mais deslocada que possa parecer, está cada vez mais frequente. Até porque uma vez que o transporte em automóveis está a cada dia mais impossível, a "loucura" de encarar as ruas de bike vai se tornando uma alternativa lógica.
Em parte por conta das iniciativas de empresas, a cidade começa a ter vestígios de vida ciclística. Juntando ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas, São Paulo já tem cerca de 120 km de trajetos dedicados a ela. Na verdade, em tese, o ciclista tem a preferência em qualquer via, segundo o Código Nacional de Trânsito. Só em tese. Na realidade, uma mistura de falta de educação e civilidade dos motoristas, negligência e falta de planejamento do Estado
tornam andar de bicicleta um ato de coragem que só está ganhando espaço
dada a insânia do trânsito.
Dos mais de 17 mil quilômetros de ruas e avenidas, apenas 36 têm ciclovias exclusivas. O prefeito Gilberto Kassab fez grande alarde da construção da ciclovia de 2km da Av. Faria Lima, mas a realidade é que além das ciclofaixas, o poder público negligenciou o espaço aos ciclistas, confinando-os aos finais de semana e feriados e às ciclorrotas, que na verdade
são vias públicas sem nenhuma estrutura especial
(elas são apenas consideradas mais "adequadas" para ciclistas pela prefeitura).
Embora o passeio esporádico nas ciclofaixas seja uma grande opção de diversão
para a família, é frustrante que somente aos domingos e feriados o paulistano
possa usar a bike na cidade.
O fato das ciclovias e ciclofaixas de SP não serem todas interligadas é um outro problema. Não é possível ir com segurança de um lado a outro da cidade nem mesmo nos feriados, quanto mais com o caos dos dias úteis. Existem trechos legais do passeio na ciclofaixa onde há até uma estrutura não ciclística (como parar o carro no estacionamento do Parque Villa Lobos antes de usar os quase 23 km de trajeto contínuo) e postos de apoio
(como na Av. Paulista).
Ciclorrotas, ciclovias e ciclofaixas em SP
Mesmo com tudo contra, a cidade demonstra uma grande demanda para adotar a bike
como meio de transporte ou mesmo como auxiliar do transporte público - provavelmente a área mais maltratada pela gestão Kassab. O Bike Sampa, outro projeto da iniciativa privada (neste caso, do Banco Itaú), planeja disponibilizar 3 mil bicicletas gratuitamente
para os usuários até 2014.
Bicicletárias em SP Veja aqui um mapa com bicicletárias em São Paulo
Outra grande possibilidade de diversão são os passeios noturnos. Além dos já famosos
Night Bikers, a cidade tem dezenas de opções para você encontrar possibilidades de participar de grupos que andam à noite, nos dias de semana. Desde quem ainda está
meio enferrujado até os verdadeiros atletas, há possibilidades para todos (veja no mapa abaixo). Associações como o Clube dos Amigos das Bicicletas também ajudam a orientar quem quer começar ou já pratica com frequência.
Passeios noturnos de Bike em SP
Passear na ciclofaixa pode ser um começo para quem não está mais acostumado
(ou nunca esteve) a pedalar, mas certamente a ideia é inserir a bike como meio de transporte. Entre 1997 e 2008, a quantidade de viagens de bicicleta aumentou em 100%.
A adoção de políticas públicas que estimulem o uso de bicicletas tem impacto positivo na saúde da população e o aumento da quantidade de ciclistas numa determinada cidade diminui o percentual de acidentes, porque os motoristas de automóveis passam a respeitar mais o ciclista. Numa cidade como São Paulo, onde o poder público transformou o trânsito num problema de saúde pública, pensar na "bici" como uma alternativa política é quase uma obrigação.
Bicicletários e Paraciclos em SP
Serviço de Empréstimo de Bicicletas
O Movimento Conviva, patrocinado pela Bradesco Seguros, oferece empréstimo
gratuito de bicicletas na CicloFaixa de Lazer.
Quem quer pedalar pela CicloFaixa, mas não tem bike, pode pegar emprestado
uma das 120 bikes disponíveis no Parque das Bicicletas (Ibirapuera) e na
Praça do Ciclista (Av Paulista). Quem faz o empréstimo pode pedalar pelo percurso
pelo período de 1 hora sem pagar nada. Basta deixar um documento original e
preencher um cadastro simples.
Veja no mapa abaixo a localização das tendas de empréstimo: